No mercado de energia solar, muitas são as boas práticas e cuidados que devem ser tomados para garantiar a qualidade das instalações, sejam elas em telhados residenciais, lajes corporativas ou em solo. Muitas também são as integradores/instaladores que não erram por má vontade, sabendo que está errando, mas sim por falta de conhecimento sobre os caminhos para garantir a qualidade da entrega.
Nesse caminho, caso algo aconteça no mercado (mudança na cotação do dólar que interfere no preço dos kits, mudanças na legislação, problemas com concessionárias, entre outros), caso sua empresa, por menor que seja, não tenha visão de melhoria contínua, sofrerá abalos que podem levá-la à queda brusca das vendas ou mesmo ao risco de falência. Tudo porque seus clientes atuais não foram cativados pela qualidade da sua entrega, o que poderia fazer com que eles atuem de forma espontânea a seu favor.
É muito comum vermos em pesquisas Greener percentuais acima de 70% das vendas na área serem decorrentes de indicações. Mas falando também das grandes empresas que ainda não voltaram-se ao tema da qualidade e à melhoria contínua, afirmo com certeza: é a única forma da sua empresa solidificar sua marca no mercado, ser reconhecida como integrante do time das melhores, ser mais buscada, comentada e, claro, vendida.
Ou seja: melhoria contínua é fundamental. Melhora sua operação e resulta em ganhos financeiros e crescimento. Trago hoje 2 dicas para ajudar você a identificar se sua empresa precisa da melhoria contínua no dia a dia.
1º. Aprendizado com os erros: A ausência do simples registro dos erros já demonstra que, muito provavelmente, existem falhas em seus processos e, consequentemente, na sua entrega. Sem saber quais erros estão sendo cometidos, não há aprendizado. Sem aprendizado não há melhora.
2º. Retrabalho. Ao ter que retornar a um cliente (se sua empresa for integradora ou mesmo fornecedora de algum dos componentes do sistema) ou recebê-lo para refazer um processo ou serviço que não foi executado corretamente na primeira vez temos, além dos custos envolvidos, que vão diminuir suas margens naquele projeto, o risco de afetar sua imagem perante o mercado. Esse tipo de falha pode ser fatal para a empresa.
Se sua empresa já tem uma marca relativamente estabelecida, não tratar os erros operacionais ou não ter um direcionamento de gestão da qualidade pode, com o tempo, minar seu poder de produção, deixando ocultos os problemas reais que sua empresa JÁ ESTÁ enfrentando, mas que de alguma forma, são jogados para debaixo do tapete.
A GapSol tem um arsenal de ferramentas e modelos de contratação personalizados, que podem lhe ajudar a resolver isso, independente do tamanho de sua empresa. Faça sua empresa voar, seus parceiros e colaboradores terem prazer de trabalhar com a sua empresa/marca, além de fazer com que seus clientes reconheçam sua empresa como de total confiança, através da gestão da qualidade e da melhoria contínua.